SEEHAUS: uma alternativa ao sistema prisional

Atualizado: Mai 14



No seguimento da nova página publicada no site da APAC, Quem Somos, e dos Casos de Estudo presentes, vamos lançar uma série de blog posts a apresentar os casos de estudo desenvolvidos e que nos inspiram para melhorarmos o nosso sistema prisional.

Hoje apresentamos a Seehaus, uma associação sem fins lucrativos que trabalha com jovens na prevenção da criminalidade, e no apoio às vítimas.

As Seehaus Leonberg e Leipzig são duas casas de detenção geridas pela Seehaus e surgem como alternativa ao sistema prisional convencional.

Jovens e adolescentes, entre os 14 e os 23 anos, que queiram trabalhar no seu “eu” e num plano de vida alternativo, podem solicitar esta terceira alternativa ao Sistema Penal Juvenil.

Nestas duas casas, procura-se dar formação aos jovens em diversas áreas, nomeadamente na carpintaria, construção, metalúrgica, jardinagem e paisagismo.


País: Alemanha Nº de casas de detenção: 2 Ano de criação: 1953 Fontes de receita: Ministério da Justiça da Saxónia



Pilares Presentes





Pequena Integração Tratamento

Dimensão Comunitária Diferenciado

Principais Números

Taxa de reincidência Alemanha: 48% Taxa de reincidência Seehaus: Não Disponível Custo reclusos na Alemanha: 110€ Custo reclusos na Seehaus: 225€



Capacidade

Total de reclusos em CDDs: 15 N.º de pedidos de admissão/ano: - Tempo até admissão: - % população prisional na Prisão na Seehaus: ~1%



Recursos Humanos

Nº de staff por CDD: 33 – Leonberg/26 - Leipzig Nº de voluntários por CDD: 1



Trabalho

Negócios sociais e outras vertentes de trabalho - Jardinagem e paisagismo; - Metalúrgica; - Carpintaria e construção; - Marcenaria.



Fatores Críticos de Sucesso

Funcionários - Valorização do amor, apreciação, respeito e parceria na interação com as pessoas; - Abordagens claras, verdadeiras e consistentes; - Espiritualidade presente nas casas e no dia-a-dia; - Capacidade de colaborar/trabalhar em equipa; - Boa relação com a comunidade.

123 visualizações
SIGA-NOS:
  • Facebook APAC Portugal
  • Instagram APAC
  • Linkedin APAC Portugal
  • Youtube APAC Portugal
  • RSS Blog APAC Portugal
NEWSLETTER:
MAPA
DO SITE:
DOCUMENTOS OFICIAIS:
© 2020  APAC Portugal | Todos os direitos reservados | geral@apac-portugal.pt