SEEHAUS: uma alternativa ao sistema prisional

Atualizado: 14 de Mai de 2020


Seehaus Prison Fellowship Prison system Rescaled Movement APAC Todo o Homem é maior que o seu erro

No seguimento da nova página publicada no site da APAC, Quem Somos, e dos Casos de Estudo presentes, vamos lançar uma série de blog posts a apresentar os casos de estudo desenvolvidos e que nos inspiram para melhorarmos o nosso sistema prisional.

Hoje apresentamos a Seehaus, uma associação sem fins lucrativos que trabalha com jovens na prevenção da criminalidade, e no apoio às vítimas.

As Seehaus Leonberg e Leipzig são duas casas de detenção geridas pela Seehaus e surgem como alternativa ao sistema prisional convencional.

Jovens e adolescentes, entre os 14 e os 23 anos, que queiram trabalhar no seu “eu” e num plano de vida alternativo, podem solicitar esta terceira alternativa ao Sistema Penal Juvenil.

Nestas duas casas, procura-se dar formação aos jovens em diversas áreas, nomeadamente na carpintaria, construção, metalúrgica, jardinagem e paisagismo.


País: Alemanha Nº de casas de detenção: 2 Ano de criação: 1953 Fontes de receita: Ministério da Justiça da Saxónia



Pilares Presentes

Rescaled Movement APAC Portugal Pequena Dimensão Casas de Detenção Sistema Prisional
Rescaled Movement APAC Portugal Integração Comunitária Casas de Detenção Sistema Prisional
Rescaled Movement APAC Portugal Tratamento Diferenciado Casas de Detenção Sistema Prisional




Pequena Integração Tratamento

Dimensão Comunitária Diferenciado

Principais Números

Taxa de reincidência Alemanha: 48% Taxa de reincidência Seehaus: Não Disponível Custo reclusos na Alemanha: 110€ Custo reclusos na Seehaus: 225€



Capacidade

Total de reclusos em CDDs: 15 N.º de pedidos de admissão/ano: - Tempo até admissão: - % população prisional na Prisão na Seehaus: ~1%



Recursos Humanos

Nº de staff por CDD: 33 – Leonberg/26 - Leipzig Nº de voluntários por CDD: 1



Trabalho

Negócios sociais e outras vertentes de trabalho - Jardinagem e paisagismo; - Metalúrgica; - Carpintaria e construção; - Marcenaria.



Fatores Críticos de Sucesso

Funcionários - Valorização do amor, apreciação, respeito e parceria na interação com as pessoas; - Abordagens claras, verdadeiras e consistentes; - Espiritualidade presente nas casas e no dia-a-dia; - Capacidade de colaborar/trabalhar em equipa; - Boa relação com a comunidade.

137 visualizações