Outros dados
Pequena Dimensão: O conceito de reclusão num contexto de pequena dimensão possui vários benefícios que permitem a integração dos reclusos na sociedade e a redução da reincidência. Desta maneira, consegue-se uma maior atenção individual, permitindo que os colaboradores atendam melhor às necessidades pessoais de cada individuo, nomeadamente cuidados de saúde. A RISE Foundation tem isto em atenção e a sua casa tem apenas 8 residentes, estando já a ser preparada a abertura de uma segunda casa.
Arquitetura e design: O design da casa desempenha um papel bastante importante, e por isso, os residentes são colocados em quartos partilhados, para que se promova o convívio saudável entre todos. Aprende-se a respeitar o espaço dos outros e a viver em comunidade, preparando-os para a liberdade.
Integração na Comunidade: O facto do contexto de pequena dimensão estar localizado na comunidade permite ao residente sentir-se mais próximo dela, fazendo com que se concentre menos nas atividades ilegais e mais no seu processo de reinserção.
A reabilitação na comunidade tem outro benefício importante, o de permitir que as crianças se encontrem com os seus pais num contexto comunitário e normalizado. Este tipo de contacto é mais saudável para as crianças, e ao mesmo tempo, facilita o retomar das relações interpessoais e familiares que foram afetadas pela reclusão.
Funcionários e Ambiente: Estão envolvidos no projeto profissionais como, assistentes sociais, psicólogos e funcionários relacionados à educação e empregabilidade. No projeto, a reabilitação ocorre num ambiente mais doméstico e comunitário. Para que isso aconteça, a RISE Foundation decidiu que a melhor forma de o fazer seria promover um ambiente familiar baseado na igualdade, onde os técnicos e vigilantes não andam fardados nem armados.
Para além disso, a RISE Foundation considera a atenção individual como um aspeto necessário na reintegração gradual, por isso, quando um residente termina um programa, ele continua a receber um acompanhamento no exterior individualizado.